A operação dessa segunda-feira (14/03) que fechou sete mineradoras ilegais - todas atuavam na extração de calcário em Pains, no Centro-Oeste do Estado - , não foi surpresa para a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). Segundo a Superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, a instituição já havia denunciado as irregularidades que vinham acontecendo naquela região.
"Há anos estamos solicitando providências junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tendo encaminhado inclusive foto de menores trabalhando e pilhas de lenha nativa para queima nos fornos de secagem de calcáreo", revela Dalce.
Para ela, a ação que está sendo realizada é positiva, mas insuficiente. "Enquanto não houver uma política definida em relação à mineração na região, o patrimônio calcáreo continuará sendo destruído. E este papel é do poder executivo e não do Ministério Público. Alguém compra o calcáreo produzido a qualquer preço, e isto deveria ser investigado e paralisado. E se há problemas sociais, outras secretarias deverão atuar, pois esta parte não é competência institucional da Semad. Mas isto não acontece. A secretaria da fazenda por exemplo, atua mesmo é quando percebe que está havendo muita sonegação de impostos".
Entre as irregularidades, estavam a falta de licenciamento ambiental e de plano de lavra, questões trabalhistas, uso inadequado de explosivos e outros. Cinco proprietários ou sócios de mineradoras foram presos e levados para a sede da Polícia Federal, em Divinópolis.
A BIOTEC ao contrário de algumas opções de tratamento, cuja eficiência nem sempre atende as necessidades do cliente, a Biotec garante que os equipamentos e produtos de nossa linha de fornecimento, bem como os serviços prestados por nossa empresa, atendem as normas Conama 517 de 17 de março de 2005, Capítulo I, art.2º, classe água doce, salinidade menor que 0,5 % e Portaria MS 518 de 25 de março de 2004. Temos como clientes, VALE, CSN, VSB, COPASA, CEMIG, SANT-GOBAIN,outros.
ResponderExcluircaso queiram , (31) 9347-0716 OU mateusbiotec@bol.com.br, que entraremos em contato.