Além dos impactos ambientais, Belo Monte representa violações de direitos humanos. O momento é de unir as forças, p/ termos esperança om o fortalecimento de um contra-movimento aos retrocessos ambientais, até mesmo em razão da Rio+20 que se aproxima... Belo Monte envolve conflitos sociais gritantes e a sociedade mal sabe o que acontece realmente la, conversando com uma jovem indígena "refugiada" em Manaus, em virtude de tantas ameaças de morte,é mto triste, parece que estamos vivendo como no período da ditadura mesmo,milhares de pessoas sendo perseguidas e "caladas", enquanto boa parte da sociedade brasileira acha que nada (ou pouco) está acontecendo...não podemos ignorar a luta do movimento social, com um olhar apenas para os impactos ambientais, as coisas andam juntas. E o fortalecimento de uma luta de mais de 20 anos, que é invisível para muitos, leva ao fortalecimento de outras lutas. Simplificar os impactos socioambientais na ideia de que compensa investir em UHE (e isso para o Brasil que está distante da realidade amazônica é fácil) revela o argumento da ideia reacionária de crescimento econômico, interesse público, soberania, etc, passando por cima das pessoas e dos grupos sociais e étnicos diretamente afetados. A proteção e conservação da sócio e biodiversidade amazônica é um interesse comum de todos brasileiros (como patrimônio cultural e ambiental da humanidade inclusive), e não podemos permitir que se prevaleça a violação do direito à vida e à dignidade de coletividades diretamente afetadas. Enfim, não dá também para reduzir a questão somente com a "ambientalização" dos discursos, sem considerar os conflitos sociais que estão em jogo. Ao mesmo tempo, o mesmo movimento (gota d' água) que se forma contra Belo Monte, é também um movimento que pode e deve se articular contra o Código Florestal.. A questão é conseguirmos jogar luz simultaneamente para todas as discussões, para que uma não desvie a atenção de outra(s) e para que o código florestal não seja aprovado "no escuro", sem a participação e manifestação direta da sociedade, de forma a dar voz a todos os movimentos e atores sociais afetados e invisíveis pela mídia.
LIANA AMIN LIMA DA SILVA
É LIANA,A QUESTÃO DE BELO MONTE É MAIS UMA TRISTE PÁGINA DA NOSSA HISTÓRIA. HISTÓRIA DE INTERESSES VIS,DE DESMANDOS, DE POLÍTICOS QUE SÓ PENSAM EM "FAZER OBRAS" PARA APRESENTAR COMO "GRANDE FEITO" EM SUA GESTÃO E ENGROSSAR,ASSIM,A VERGONHA NACIONAL. ELES SE ESQUECEM DA NATUREZA QUE ESTÃO DEGRADANDO,DAS PESSOAS QUE TERÃO QUE SAIR DE SUAS PROPRIEDADES E,PRINCIPALMENTE,DOS ÍNDIOS,OS "VERDADEIROS DONOS DA TERRA" QUE AO LONGO DA HISTÓRIA FORAM ESCRAVIZADOS,MALTRATADOS,MORTOS ATÉ QUASE A EXTINÇÃO, APRESENTADOS ÀS "DOENÇAS DOS BRANCOS" E AO ALCOOLISMO E, POR FIM,EXPULSOS DE SUAS TERRAS PARA SE EXTRAIR MADEIRA,FAZER CULTIVO AGRÁRIO E PECUÁRIA,MALTRATANDO A FLORESTA E SEUS HABITANTES. E TUDO ISSO COM O AVAL DO GOVERNO FEDERAL E SUAS LEIS QUE SÓ BENEFICIAM AOS GRANDES E PODEROSOS,EM DETRIMENTO DAQUELES QUE SÃO OS MAIS FRACOS E HUMILDES.
ResponderExcluirO BRASIL É UM PAÍS ABENÇOADO COM TANTAS RIQUEZAS NATURAIS COMO O SOL,PARA A ENERGIA SOLAR,OS VENTOS PARA A EÓLICA E NO ENTANTO SÓ PENSAM EM OBRAS QUE CUSTARÃO BILHÕES E PARA ASSIM PODEREM PEGAR UM GRANDE NACO PARA ELES. NÃO OS INTERESSAM OBRAS BARATAS,AS CARAS SÃO SEMPRE AS MELHORES. MELHORES PARA OS BOLSOS DESTES INCAUTOS.