sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Desabafo sobre Coleta Seletiva

Foi numa palestra da Dona Maria, presidente da ASMARE (Associação, dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável, de BH-MG), na oportunidade do V Green Meeting of Americas, em 2005, que mais que me sensibilizei, me apaixonei com a causa dos catadores de materiais recicláveis. Não poderia deixar de comentar sobre isso, pois o vídeo documentário do Igor postado abaixo, "Cozinha de Rua", aborda a questão de moradores de rua que são também catadores de papelão, assim como minha postagem divulgando o BH Humor que faz uma crítica, com mta arte, sobre a situação do lixo na contemporaneidade.

O resgate da cidadania e a missão de "reciclar vidas" da ASMARE e várias outras associações desta natureza espalhadas pelas cidades brasileiras é um trabalho muito digno e lindo! Aproveito neste desabafo para manifestar minha opinião em prol da regularização do trabalho dos catadores, pois é nítida a crueldade e indignidade na maioria dos casos, que são ignorados pela comunidade, invisíveis, num trabalho sem segurança, puxando suas carroças... Espero que um dia, possa ser um trabalho reconhecido, havendo um resgate da dignidade dessas pessoas que lutam pela sobrevivência, que possam receber remuneração justa e não mais serem exploradas pelos que compram seus materiais coletados.  

E por que ainda há uma cultura fortíssima que ainda impede as pessoas de fazerem sua parte para viabilizar a reciclagem de resíduos sólidos? Nós, cidadãos, temos o DEVER de fazer nossa parte, separar as embalagens e entregar aos postos de coleta. Exigir do Poder Público, da sua vizinhança, do seu condomínio, enfim, torna-se muito fácil colocarmos a culpa nos outros, sem se quer mudarmos uma pequena atitude no nosso cotidiano. Enquanto passava uma temporada em Sampa, descobri que no bairro que estava havia duas formas de "fazer a minha parte". Uma é pegar todo o material reciclável que separo e levar no posto de coleta que há no Parque Ibirapuera (e tbém há o PEV - Posto de Entrega Voluntária Monitorado da Prefeitura,  em vários supermercados, ou outros lugares de utilidade pública), depois descobri o inacreditável, há um caminhão específico de Coleta Seletiva, que passa aqui no bairro, lá pelas 23h00  das quartas, senão me engano, uma noite dessas vi passar e conversei com o motorista do caminhão, passa duas vezes por semana, mas o inacreditável não é ter a coleta seletiva, é ninguém ser informado da existência dela por aqui, foi o que notei, pois todos no condomínio descartam o material sem separá-lo no lixo comum, que será encaminhado aos aterros sanitários, aumentando a degradação ambiental e inutilizando materiais que poderiam ser reaproveitados... 
Uma falta de conscientização, ou talvez até há conscientização, mas a situação de "não se dar o trabalho" ainda é muito cômoda... nós, poucos, que estamos dispostos a insistir nesta nova e necessária realidade de fazer a nossa parte para amenizar as degradações que nós mesmos provocamos, não podemos desanimar e temos que persistir na iniciativa de influenciar as pessoas que estão ao nosso redor para que mudem suas posturas e atitudes! Seja separando o material reciclável ( e o mais lindo nesta postura é que não mais vemos o resíduo como meramente "lixo", pois passamos a valorizar aquela matéria), seja reclamando e reivindicando que as prefeituras facilitem a coleta seletiva, seja solicitando que as pessoas cooperem, vizinhos, condôminos, parentes, etc, seja entregando pessoalmente o material a um catador que passa na sua rua com frequencia, entregando à uma associação ou posto de coleta (como os PEV-M, em São Paulo, por exemplo). 
O que sinto é que a visão de que somos "ecochatos" está superada, ignorantes e retrógados são os que insistem em não se adequar ao sentido de CIDADANIA necessária no século XXI.





Abaixo, texto extraído do site da ASMARE  (http://www.asmare.org.br/ ).
Para os que desejarem navegar pelo site, há tbém um item bem interessante sobre as estatísticas do Brasil no panorama internacional da reciclagem.



Lixo e materiais recicláveis
Lixo é todo o resíduo produzido pelas atividades humanas que não é reaproveitado. Ele pode ser classificado em domiciliar, industrial, hospitalar, agrícola e tecnológico.
Os materiais recicláveis são resíduos que, corretamente processados, retornam ao ciclo de produção sem que haja a necessidade de novas extrações no meio ambiente. Os mais conhecidos são papeis, plásticos, metais e vidros. A reciclagem pode manter o produto original ou transformá-lo em um novo inúmeras vezes.


O que é coleta seletiva Coleta Seletiva é o ato de separar materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e outros, que compõem o lixo produzido pela população para:
- reciclar, aproveitando-os novamente como matéria prima para fabricação de novos produtos;
- distribuir em aterros apropriados para evitar impactos ao meio ambiente;
-
incinerar em fornos especiais para evitar contaminação ambiental.

A importância da Coleta Seletiva A coleta seletiva diminui o volume de resíduos sólidos enviados para aterros e lixões e reduz a extração de recursos naturais. Além disso, gera emprego e renda para a população que depende da comercialização do material a ser reciclado. Desta forma, conscientiza e sensibiliza a população em torno de seu papel sócio-ambiental.


Como implantar a Coleta Seletiva Veja como agir:
1 - Separe o material orgânico do material reciclável;
2 - Agrupe os objetos de acordo com suas características.
3 - Agora é só levar o material até os locais de entrega voluntária (LEVs) ou solicitar a coleta da Asmare.
É necessário procurar um programa organizado de coleta ou organizações de catadores, que recolham o material separadamente. Afinal, não adianta separar sem ter a certeza de que o resíduo será realmente reciclado.


Como utilizar os coletores
Para armazenar os materiais recicláveis até o dia da coleta é necessário:
          
    • Guardar os coletores em local seco e limpo.
    •     
    • Lavar os coletores e deixa-los secar naturalmente para evitar mau cheiro no local.
    •     
    • Diminuir o volume dos recicláveis ao máximo
    • Tomar cuidado com o vidro quebrado para facilitar o transporte do catador e não causar nenhum tipo de acidente.


E aqui, faço minha homenagem ao trabalho da ASMARE e ao de todos catadores brasileiros, através da pessoa batalhadora que é a Dona Maria, quem tive oportunidade de conhecer, admirar e abraçar!  (foto: Brasília, Green Meeting of Americas, 2006)

3 comentários:

  1. Isso mesmo...se não formos "ecochatos" agora e não fizermos a nossa parte, ficará difícil reverter essa situação no futuro...se é que ainda é reversível! Parabéns pelo blog e pela iniciativa de divulgar a realidade! Abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando vier aqui de novo, vou levá-la no bar da ASMARE na Bahia!

    Parabéns pela iniciativa, prima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que a gente acaba se "acomodando" na facilidade da não separação dos Nossos Lixos e com essa acomodação vamos levando a vida como se todo esse lixo,um dia não nos voltará.
    Acho também que falta a conscientização de Engenheiros e Arquitetos para começarem construções onde se façam locais proprios destinados à compostagem do lixo organico produzido nos condominios e que poderiam ser aproveitados nos jardins como adubo.Mas tudo isso depende de uma conscientização e educação envolvendo a população e os Governos em todos seus segmentos.É uma tarefa Hercúlea,mas vale a pena trabalhar com os Futuros Moradores do Planeta,da necessidade de mudanças na postura e tratamento do Planeta. A TERRA já nos está Cobrando a parte que Sugamos Dela ao longo dos tempos.Apesar de quem mais a maltratou fomos nós com o egoísmo de só pensarmos em nós,na nossa evolução e bem estar imediatos,não voltando os olhos e o pensamento para o Futuro,que na verdade é o que interessa.Agora nos está sendo cobrado o Ônus,pois o Bônus já o tivemos.É tentar correr atrás do prejuízo enquanto ainda há tempo. SERÁ?
    E pensar que esta semana o Nosso Digníssimo Presidente,na Bélgica,deu a Infeliz Declaração de que Não tem como o Brasil assumir o Desmatamento Zero da Amazonia.Isso só nos prova a INCOMPETENCIA desse Sr. que se Envolvesse Com COMPROMETIMENTO entre Governo e Estados,onde cada um Cuidaria do Seu Quintal,com sanções severas aos Infratores,garanto que conseguiriam.Ele se esquece também da SUSTENTABILIDADE.É de se LAMENTAR....JÁ QUE UNS NÃO FAZEM POR INCOMPETENCIA OU COMODIDADE....FAÇAMOS NÓS...AFINAL SOMOS OS MAIORES INTERESSADOS...

    ResponderExcluir