segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aprendendo com os "Banipako" - Baniwa e Koripako


"Considero importante, insistir mais uma vez sobre o caráter político da atividade científica. A quem sirvo com a minha ciência? Esta deve ser uma pergunta constante a ser feita por todos nós. E devemos ser coerentes com a nossa opção, exprimindo a nossa coerência na nossa prática." 
Paulo Freire
Saudação no momento de embarcar em São Gabriel da Cachoeira/AM... subindo o Rio Negro, por nove horas na voadeira, a caminho da Comunidade Tunui da Cachoeira (Rio Içana, afluente do Negro).

Foto: Duas mulheres Baniwa remando

 



 Com os alunos (professores Baniwa e Koripako) do curso de Licenciatura Indígena, Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável da UFAM (Universidade Federal do Amazonas/ Campus São Gabriel da Cachoeira). Foto de encerramento da disciplina "Legislação e Direito Indigenista e Indígena" que ministrei na Comunidade Tunui da Cachoeira, 16 de julho de 2010.  O curso é baseado na metodologia do ensino via pesquisa, e, sobretudo, na educação diferenciada e autônoma dos povos indígenas.
 
"... do método a ser adotado, do papel participante, crítico, de todos os que se envolverem na pesquisa; do direito que têm os grupos populares de manifestar-se em torno de seus próprios problemas e de falar de como superá-los." (Paulo Freire)



E a turma super participativa definiu AUTONOMIA em Baniwa: 
walhio keeng wheedzaaka wadeenhikaa whaawaakeetsa”.
 
Interessante também foi vê-los refletindo e construindo, de forma coletiva, a interpretação da Constituição de 1988, da Convenção 169 da OIT e Declaração das Nações Unidas sobre Direitos dos Povos Indígenas. 
Me surpreendi ao ver os Grupos que se formaram para discussão ( Ñapirikoli, Itsida, Tsianlhietepe, Banipako, Piketemiperi) e a tradução feita dos principais artigos da CF e Convenção nas línguas Baniwa e Koripako. Foi emocionante!

Por: Liana (Dapikha) Amin Lima da Silva

2 comentários:

  1. Valeu, Liana!

    Adorei o texto e as fotos.

    Abraços e tudo de bom!

    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Imagino o QUAAAANTO foi emocionante mesmo!!!
    Parabéns pelos trabalhos e, a propósito, vc realmente tira fotos lindas!!
    Bj grande e continue militando forte por aí.

    ResponderExcluir